ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Comércio Digital  Atualidade  17 nov 2021

Programa Comércio Digital vence prémio europeu

O Programa Comércio Digital da Associação da Economia Digital - ACEPI acaba de ganhar o Prémio Europeu de Promoção Empresarial com o melhor projeto de apoio às PME na transição digital.

content image article

A cerimónia dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2021 decorreu esta terça-feira à noite, na Eslovénia, e premiou o Comércio Digital na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital. Nesta final europeia estavam a concurso 17 projetos finalistas, provenientes de diferentes países da UE e nomeados em seis categorias distintas, dos quais dois projetos portugueses.

"Quero agradecer a colaboração do Governo português, que apoiou o projeto, através do Compete 2020, mas também das várias associações empresarias locais que ajudaram a fazer chegar este projeto de promoção da literacia digital a milhares de pequenos negócios”, referiu Nuno Milagres, vice-presidente ACEPI e coordenador do programa Comércio Digital, que recebeu o prémio.

“Arrancámos com o Comércio Digital ainda antes da pandemi, e foi muito difícil sermos ouvidos, mas depois, com a COVID, tudo mudou e passamos a ser muito solicitados. Foi extraordinário", destacou, lembrando que "a aposta no digital não é só uma questão de oportunidade, mas de sobrevivência para muitas microempresas", sublinhou o responsável.

Os European Enterprise Promotion Awards são uma iniciativa da Comissão Europeia, que tem como principal finalidade distinguir iniciativas identificadas nos estados-membros como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

 Na edição de 2021, os 28 países participantes submeteram mais de 200 projetos, que foram restringidos a uma lista de 47 para que o júri dos EEPA 2021 selecionasse a short list dos 17 finalistas.

De Portugal, onde a competição é organizada pelo IPAMEI, além do Programa Comércio Digital estava também nomeado o projeto Aqua+ Água na Medida Certa, da responsabilidade da Adene - Agência para a Energia, na categoria de Apoio à Transição Sustentável.

O Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI e CCP - Confederação do Comércio e Serviços, apoiada pelo Governo português e cofinanciada pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, que tem como missão apoiar a digitalização das empresas portuguesas do comércio e serviços.

Nos EEPA, foi distinguido pelo seu contributo para o "Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital", uma categoria que premeia iniciativas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que tornam a Europa o local mais atrativo para lançar, gerir e expandir uma empresa no mercado único, nomeadamente através do apoio à transição digital.

Além de um roadshow nacional, que já percorreu quase meia centena de localidades no norte, centro e sul de Portugal, e uma Academia Digital com conteúdos gratuitos que já capacitou mais de 1500 comerciantes e empresários com conhecimentos que permitem iniciar, de forma prática, simples, rápida e eficiente, uma presença online, o Comércio Digital promoveu, durante o confinamento, um ciclo de 34 webinars e 7 talks sobre negócios online e ferramentas de marketing digital. 

Até 2022, a meta passa pelo lançamento de 50 espaços físicos para apoio qualificado às PMEs à escala local, assim como a realização de workshops temáticos e ações de capacitação rápida para comerciantes e empresários, que vão realizar-se em parceria com associações empresariais e comerciais de todo o país.

Newsletter