ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  23 mai 2022

Portugal e UE: infografia mostra contextos e assimetrias nas comunicações

A ANACOM faz mais uma vez o retrato das comunicações eletrónicas em Portugal numa infografia comparativa com os números da União Europeia, desta vez relativos a 2021.

content image article

Portugal é o quarto país da UE com maior proporção de acessos com 100 Mbps ou mais. Nas famílias portuguesas a taxa de acesso à banda larga fixa de 81%, acima dos 77% registados na União Europeia (UE), a banda larga móvel representa 47% dos acessos, face aos 58% na UE. Em termos globais o acesso à internet residencial situa-se nos 87% (92% UE).

O telefone fixo ainda é relevante em termos nacionais, com mais de 50 acessos por cada 100 habitantes, sobretudo devido à elevada taxa de penetração dos pacotes de serviços. A utilização de banda larga fixa nas empresas é de 95%, ligeiramente superior à média de 94% na UE, e a banda larga móvel representa 69%, que compara com os 72% europeus.

A utilização individual de serviços over-the-top, cresceu no caso do instant messaging, com 75% e das chamadas de voz e vídeo 66%. As redes sociais, a frequência de cursos online e a utilização de material de aprendizagem online também foram acima da média da UE, 65% (57% UE), 20% (18% UE) e 27% (21% UE) respetivamente. A utilização de Internet banking situou-se nos 53% (58% UE).

Em 2021, os dados parecem indicar uma alteração dos comportamentos individuais de utilização da Internet na sequência da pandemia de COVID-19, que levou a níveis sem precedentes de teletrabalho e de aulas à distância, provocou um aumento extraordinário da utilização de serviços de comunicações e uma alteração dos padrões de consumo, indica a ANACOM.

Newsletter