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Já é possível pedir informações à Direção-Geral das Atividades Económicas através de um assistente virtual, que funciona a partir do website deste organismo, desenvolvido no âmbito do Programa Simplex.
Acessível através de computador, tablet e telemóvel, esta ferramenta experimental de atendimento virtual para a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) permite aceder a esclarecimentos nas áreas do Comércio, Serviços e Restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga.
Desenvolvida através de um sistema de Inteligência Artificial, de modo a disponibilizar o atendimento e a informação 24 horas por dia e 7 dias por semana, este mecanismo permite atendimentos simultâneos e sem fila de espera.
A Direção Geral do Consumidor vai igualmente disponibilizar esta ferramenta de atendimento virtual, cobrindo os direitos dos consumidores, encontrando-se já em fase experimental um conjunto de informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações.
A existência desta ferramenta não impede, se necessário, um atendimento direto e personalizado, via contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões, sublinha o Governo.
O objetivo é que este mecanismo seja continuamente melhorado, com vista ao aumento da qualidade do serviço de atendimento, criando filtros inteligentes para disponibilização de informações relevantes, num trabalho ininterrupto da DGAE e da DGC.