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Estudos  eCommerce  23 nov 2021

Comércio eletrónico continua a crescer em Portugal principalmente entre as mulheres

Os dados são do INE que revelam que o número de utilizadores do comércio eletrónico aumentou 5,2 pontos percentuais em 2021, face ao ano anterior. Roupa, calçado e acessórios de moda e refeições takeaway ou entrega em casa são as categorias mais procuradas.

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A taxa de utilização do comércio eletrónico aumentou principalmente no caso das mulheres, mais 8,8 p.p., observando-se em 2021 uma proporção significativamente superior à dos homens, respetivamente de 43,2% e de 37,4%.

O padrão dos produtos ou serviços encomendados é semelhante ao de 2020, mantendo-se a predominância dos utilizadores que encomendaram roupa, calçado e acessórios de moda (69,0% em 2021 e 60,4% em 2020), refeições em takeaway ou entrega ao domicílio (46,0% em 2021 e 38,2% em 2020) e filmes, séries ou programas de desporto (34,9% em 2021 e 34,3% em 2020).

A percentagem de agregados familiares com ligação à internet em casa através de banda larga aumentou 2,4 p.p. em relação ao ano anterior, sendo agora de 84,1%.

O INE revela ainda que, em 2021, 82,3% da população residente dos 16 aos 74 anos utiliza a internet. Estes resultados sustentam o reforço do crescimento verificado no ano anterior (mais 3,0 p.p. em 2020 e mais 4,0 p.p. em 2021).

Ao longo do ano, os portugueses usaram a internet principalmente para comunicar e aceder a informação: 91,4% trocaram mensagens instantâneas, via WhatsApp, Messenger, etc.; 87,6% enviaram ou receberam emails; 86,7% pesquisaram informação sobre produtos ou serviços; e 81,3% leram notícias.

No conjunto das atividades relacionadas com aprendizagem, destaca-se a proporção dos que utilizam a internet para frequentar cursos online, 24,5%, mais 6,5 p.p.do que em 2020.

A proporção de pessoas em teletrabalho diminuiu cerca de 11 p.p. em relação a 2020, de 31,1% para 20,1%. Diminuiu também a referência à pandemia COVID-19 como justificação para trabalhar a partir de casa, de 29,6% em 2020 para 17,5% em 2021 (menos 12,1 p.p.).

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