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eBusiness  eCommerce  23 abr 2021

CTT empenhados em ajudar empresas portuguesas na transformação digital

No mesmo ano em que bateram recordes em entregas, os CTT lançaram iniciativas de apoio às PME na transição e gestão do digital. Hoje querem posicionar-se como um dos principais players para ajudar as empresas a fazerem a sua transformação digital.

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No Portugal Digital Summit'20 os CTT davam conta de um aumento “brutal” durante o primeiro período de confinamento, mas veio a peak season e superou todos os recordes da área de Expresso e Encomendas.

 

No quarto trimestre de 2020, os rendimentos dos CTT – Correios de Portugal atingiram os 61,5 milhões de euros, representativos de um crescimento de 45,2% face ao mesmo período de 2019 e de 26,6% no ano de 2020. A área de Expresso e Encomendas cresceu 26,6% em 2020, atingindo receitas de 193,0 milhões de euros.

 

Entre outubro e dezembro, os rendimentos atingiram “um valor sem precedentes” no segmento de Expresso e Encomendas, com um aumento de 45,2% face a 2019, para 61,5 milhões de euros.

 

Na chamada peak season de 2020 - o período entre a Black Friday, que se celebrou a 27 de novembro, e a véspera de Natal, a 24 de dezembro -, os CTT entregaram 3,5 milhões de encomendas representando um aumento significativo face a 2019.

 

“Só no dia 21 de dezembro foram tratados cerca de 270 mil envios, o dia mais alto de sempre. Estes resultados reforçam a liderança dos CTT no mercado de expresso e representam registos recorde na entrega de encomendas nesta altura do ano”, refere João Sousa, administrador executivo dos CTT.

 

Os volumes atingidos durante esta peak season foram mais elevados do que durante o confinamento, mas os CTT estiveram preparados para ajustar a operação conforme as necessidades, garante o responsável, como a adequação dos recursos, expandindo a capacidade e implementando mais dias de trabalho, nomeadamente aos sábados e feriados, para garantir todas as entregas.

 

Foram também contratadas várias dezenas de trabalhadores para responder ao elevado volume de tráfego. Aumentaram, inclusive, o número de centros onde se pode realizar o tratamento destes objetos, que passaram, neste período de pico, a ser recolhidas durante a manhã e também ao fim de semana.

 

“Os CTT preparam-se com bastante antecedência para as exigências da peak season, procurando estimar em conjunto com os seus principais clientes ibéricos o que poderia ser a procura nesse período, e ajustando o processo operacional aos vários níveis da empresa: operações, recursos físicos, distribuição, serviço a cliente, sistemas de informação, entre outros”, refere João Sousa

 

Entregas atempadas em segurança

 

Além da implementação das medidas de segurança em vigor, individuais e em todos os locais de atendimento ao cliente, assim como a definição de um Plano de Contingência e Continuidade de negócio, os CTT desencadearam diversas iniciativas de proximidade em todo o território nacional, como a parceria com a Associação Nacional de Farmácias (ANF), que entregou aos portugueses cerca de 30 mil de pedidos de medicamentos em todo o país; ou a colaboração com o IRN na entrega do cartão de cidadão em casa.

 

Em articulação com as entidades oficiais, também anteciparam a emissão e pagamento dos vales em dois dias úteis e fasearam a distribuição e reforçaram o serviço de pagamento do vale ao domicílio, para 100 mil dos cerca de 370 mil vales pagos pelos CTT, “num serviço cujo custo foi inteiramente suportado pela empresa”, sublinha João Sousa.

 

O administrador executivo destaca ainda a oferta de dois milhões de selos a quem visitasse as suas lojas “um selo especial de agradecimento a todos os portugueses por estes séculos de confiança”, ou a parceria com a Hovione para a distribuição de álcool gel para os bombeiros, lares, IPSS e instituições locais, numa operação de solidariedade e sem fins lucrativos. “Estas são apenas algumas das iniciativas que os CTT desencadearam neste tempo difícil e de incerteza para todos”.

 

Entregas em casa, apoio às PME

 

A resposta dos CTT à pandemia não aconteceu apenas ao nível das operações, já que ao mesmo tempo lançaram iniciativas de apoio às PME na transição e gestão do digital. Atualmente contam com cerca de 1.900 lojas digitais registadas através do serviço Criar Lojas Online, uma oferta que permite que as PME ligadas ao retalho ou venda de bens físicos criem lojas online facilmente, com o objetivo de ajudar as micro, pequenas e médias empresas a venderem online, sobretudo no atual contexto de crise pandémica.

 

Lançado em março do ano passado, este serviço dos CTT permite que as empresas que ainda não tinham presença digital passem a ter uma loja online, incentivando as empresas no seu processo de transição digital e apoiando os empresários na presença nos canais digitais através das suas soluções e serviços.

 

Através do Criar Lojas Online já foram transacionados mais de 75 mil produtos e realizadas mais de 45 mil encomendas e cerca de 40 mil entregas. Geograficamente, 40% das lojas situam-se nos distritos de Lisboa e Porto, logo seguidos dos distritos de Aveiro, Setúbal, Braga e Leiria. “De realçar que todos os distritos, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, apresentam lojas online criadas na plataforma dos CTT”, indica João Sousa. Foram também realizados diversos protocolos com mais de 20 municípios e associações.

 

Relativamente ao número de lojas ativas e publicadas por categorias de produto predominam as categorias Moda e Calçado, Saúde e Beleza, Alimentação e Bebidas, Bebé, Crianças e Brinquedos, Escritório e Papelaria e Informática e Eletrónica. “A simplicidade da solução, com um único parceiro em toda a cadeia, da criação da loja, aos pagamentos, distribuição e devoluções, permite às PME o foco no seu negócio e na segurança e bem-estar dos seus colaboradores”, considera o administrador executivo.

 

Os CTT lançaram também a App CTT Comércio Local, um marketplace digital de enfoque local para compra e venda online, suportado por uma plataforma digital geo-localizada, dinamizada em articulação com os Municípios, que assegura também aqui todas as componentes transacionais de compra e venda dos comerciantes e clientes finais, num contexto de marketplace.

 

“A articulação com os Municípios permite ativar a plataforma localmente e trazer para o marketplace um conjunto de vendedores e compradores que se mantinham, até hoje, afastados do contexto online”, explica João Sousa.

 

A oferta CTT Comércio Local foi lançada com a Câmara Municipal de Viseu e com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e tem vindo a ser alargada a mais Municípios. Já existem 17 Municípios e Associações Empresariais, (mais de 200 comerciantes já estão registados) e em breve farão parte outros municípios e associações empresariais com produtos disponíveis. “Cerca de 50% dos produtos são vendidos para fora de concelho, o que mostra bem o impulso que esta solução digital pode dar às vendas dos pequenos comerciantes”.

 

Os CTT, o marketplace Dott (participada CTT) e várias entidades municipais também lançaram online versões digitais das habituais feiras físicas que decorrem com regularidade por todo o país. Este serviço pretende possibilitar aos produtores e expositores de feira o posicionamento dos seus produtos no marketplace nacional Dott, assegurando a sua promoção e escoamento de forma direta para o consumidor final, com a logística de entrega ao domicílio a ser assegurada pelos CTT.

 

“Em menos de um ano as mais de 10 Feiras Digitais escoaram toneladas de produtos, com uma diversidade de mais de mil produtos diferentes, mais de 150 vendedores, entre comércio tradicional e produtores, cerca de 10 mil produtos vendidos e mais de 7 mil encomendas, nas mais variadas categorias - Vinhos, Azeite, Cabazes, Queijos, Enchidos, Mel, Infusões e Livros, entre outros”, indica o administrador executivo dos CTT. “No atual contexto pandémico, estes produtores e comerciantes dificilmente conseguiriam escoar os seus produtos e a plataforma permitiu que estes passassem a ser vendidos para todo o País”.

 

Muito recentemente os CTT também lançaram um novo serviço de e-commerce que permite que os seus clientes automatizem os seus envios, através de uma plataforma de plug-ins, a plataforma de plug-ins de shipping. Desta forma, as lojas criadas em Prestashop, Shopify, Magento e Woocommerce poderão integrar envios CTT.

 

Esta plataforma incorpora diversas funcionalidades, nomeadamente, a importação automática de encomendas e geração de documentação de transporte; a atualização do código de objeto e estado da encomenda na loja online; a solicitação de serviços complementares como por exemplo, cobrança na entrega e janela horária de entrega; e permite também ao cliente apresentar na sua loja os 1600 pontos de entrega CTT como opção de entrega para os seus clientes, nos quais se incluem os Cacifos24H.P

 

Os CTT contam ainda com uma oferta de já mais de 75 cacifos 24H, tanto públicos como corporativos, localizados em diversos locais do País, nomeadamente em plataformas de transporte intermodais, centros comerciais, campus universitários, redes de retalho físico, ou no caso dos corporativos, em empresas.

 

Os Cacifo24h são uma solução de enorme conveniência quer para quem vende quer para quem compra online. Os destinatários decidem quando estão a comprar online se pretendem receber num Cacifo24h identificando o que lhes é mais conveniente e, depois do objeto depositado, decidem quando o vão levantar. A interface com o destinatário é extremamente simples e baseada no envio via SMS e eMail do código secreto que lhes permite interagir com o Cacifo24h e receber a sua encomenda.

 

Oferta digital em plena evolução

 

No seguimento das várias iniciativas de apoio lançadas para as PME, os CTT dizem posicionar-se como um dos principais players para ajudar as empresas portuguesas a fazerem a sua transformação digital e acreditam que têm o portefólio mais completo do mercado e que são o parceiro de negócio certo, “em todas as frentes”, garante João Sousa.

 

“Somos mais do que correio: somos empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, que liga pessoas e empresas com entrega total, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança e crédito e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções de publicidade, de logística, de outsourcing de processos e de apoio à presença no mundo do comércio eletrónico, para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento”.

 

João Sousa acrescenta ainda que os CTT encaram com enorme responsabilidade o papel que desempenham na manutenção das cadeias económicas e logísticas e que continuarão “atentos e a inovar, algo que está presente no nosso DNA e será sempre chave para nós”.

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