ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  Leadership  24 ago 2021

Modelo colaborativo para TI e negócios está a aumentar agilidade entre empresas

Perto de nove em cada 10 empresas concordam que o alinhamento entre as equipas de Tecnologias da Informação e de negócios melhorou nos últimos 12 meses, acelerando a inovação.

content image article

Ao trabalharem juntas, as equipas de Tecnologias da Informação (TI) e de negócios podem reduzir ou até mesmo eliminar os silos da organização, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento de novas soluções.

Esta é uma das conclusões do “IT and Business Alignment Barometer”, realizado pela Mulesoft, empresa da Salesforce,que também mostra que quase nove em cada 10 (87%) empresas dizem que o alinhamento entre as equipas de TI e de negócios melhorou nos últimos 12 meses, levando a uma série de benefícios, incluindo uma melhor colaboração (64%), eficiência operacional (58%) e melhor experiência do cliente (54%).

 Os responsáveis pelo relatório consideram que o alinhamento entre equipas de TI e de negócios não é apenas um “nice to have”, mas sim essencial para atender à urgência dos imperativos digitais da atualidade.

“A chave para o sucesso futuro das empresas passará obrigatoriamente pela forma como as equipas de TI e de negócios impulsionam as iniciativas de automação e capacitam as equipas para conectarem dados e aplicações de forma segura e sem atrito”, considera Brent Hayward, CEO da MuleSoft.

Com base em um estudo global feito a 2.400 profissionais líderes de equipas de TI (ITDMs) e líderes de equipas de negócios (BDMs), o IT and Business Alignment Barometer também destaca que a COVID-19 gerou um novo foco na agilidade de negócios, com mais de três quartos (78%) das empresas a afirmarem que melhorar a agilidade de negócios para permanecerem competitivas será extremamente importante no futuro. Este é um aumento notável desde os 68% que disseram que era um foco pré-pandemia.

A maioria (88%) dos líderes de negócios e de TI concorda que as tecnologias se tornaram ainda mais importantes na geração de valor de negócios nos últimos 12 meses. Quase metade (48%) afirmam que se tornou "significativamente" mais importante.

Quase nove em cada 10 (87%) BDMs sentem que uma integração melhorada irá ajudar a cumprir os seus objetivos de negócio - 39% dizem que os ajudaria “muito”.

A grande maioria (86%) das empresas concorda que os resultados de negócio melhorariam se os utilizadores de negócio pudessem usar pouco ou nenhum código para conectar aplicações e dados com segurança, por conta própria e para criarem experiências conectadas. Essa capacidade permitiria às organizações melhorarem a produtividade (52%), tornarem-se mais orientadas a dados (48%), melhorarem a eficiência operacional (48%), criarem experiências de cliente mais conectadas (46%) e tornarem-se mais ágeis para mudanças (45%).

Newsletter