ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  01 set 2021

Número de utilizadores de serviços móveis com subida recorde entre janeiro e junho

No final do primeiro semestre de 2021, o número de assinantes que usaram os serviços móveis cresceu 414 mil, mais 3,4% face ao mesmo semestre do ano anterior, na maior subida registada desde que se iniciou a recolha deste indicador em 2010.

content image article

No total, os cartões ativos com utilização efetiva aumentaram para 12,5 milhões no final de junho, de acordo com os dados reunidos pela Anacom.

A entidade reguladora explica o aumento com a evolução dos planos pós-pagos e híbridos (+5,7% nos últimos 12 meses), que representam 62,9% do total de acessos, e estará associado ao gradual levantamento das limitações de circulação iniciado na segunda quinzena de março. Os planos pré-pagos, continuaram a evidenciar uma tendência de decréscimo (-0,1% nos últimos 12 meses), à semelhança do que vem ocorrendo desde 2012.

O tráfego de voz móvel em minutos aumentou 7% face ao primeiro semestre de 2020. A evolução ocorrida no tráfego de voz em minutos foi influenciada pela pandemia. Estima-se que, caso esta não tivesse ocorrido, o tráfego médio de voz móvel por acesso, teria aumentado 4,6% neste semestre face a igual período de 2020.

Estima-se que o efeito da pandemia durante os cinco trimestres em que se registou foi, em média, de mais 11,8% por trimestre. A COVID-19 terá também influenciado o tráfego com destino a redes internacionais, que diminuiu 12,6%.

O número de utilizadores efetivos do serviço móvel de acesso à Internet fixou-se em 8 milhões, mais 2% que em igual período do ano anterior. Este valor corresponde a uma taxa de penetração de cerca de 78 por 100 habitantes, mais 1,5 pontos percentuais do que no 1.º semestre de 2020.

O aumento resulta de um maior número de utilizadores do serviço de acesso à Internet através do telemóvel (+1,3%) e de PC/tablet/pen/router (+11,9%). Neste último caso, trata-se do maior crescimento homólogo registado desde 2010, o qual poderá estar associado ao Programa Escola Digital (lançado em setembro de 2020), ao gradual desconfinamento e ao início do verão.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel aumentou 24,6% face ao período homólogo, explicado pelo aumento do número de utilizadores e, em maior medida, pelo aumento da intensidade de utilização do serviço.

O tráfego médio mensal por utilizador ativo de Internet móvel aumentou 23,7% face ao período homólogo. Cada utilizador de banda larga móvel consumiu, em média, 5,5 GB por mês. O tráfego médio mensal gerado por PC/tablet/pen/router atingiu os 25,8 GB (+27,6%). A COVID-19 terá contribuído para a evolução ocorrida, especialmente no caso das ofertas suportadas em PC/tablet/pen/router.

Apesar desse aumento semestral, os resultados de um estudo da Opensignal, permitem concluir que Portugal é o país com menor consumo médio mensal de dados móveis entre os 65 países considerados. Os diferentes níveis de consumo de dados móveis resultam dos diferentes níveis de: penetração de 5G e banda larga fixa; utilização de redes Wi-Fi (onde Portugal se destaca); preços e características das ofertas disponíveis em cada país.

No período em análise, a taxa de penetração do serviço móvel ascendeu a 170,4 por 100 habitantes. A penetração de acessos móveis comercializados em pacote com serviços fixos foi de 48,1 por 100 habitantes.

Alguns tipos de tráfego em roaming registaram aumentos face a igual período do ano anterior. Destaque para o tráfego de Internet que voltou a crescer a taxas elevadas (+30,9% no roaming in e +37,3% no roaming out), depois da queda significativa com o início da pandemia, no 2.º trimestre de 2020.

No que se refere a quotas, a MEO foi o prestador com a quota mais elevada de acessos móveis ativos com utilização efetiva (40,4%), seguida da Vodafone (29,8%), da NOS (26,7%) e da NOWO (1,8%). A NOS detém a quota mais elevada de tráfego de Internet em banda larga móvel com 45,4%, seguida da MEO e da Vodafone com 27,4% e 26,7%, respetivamente.

Newsletter