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eCommerce  20 jul 2021

Receitas de ecommerce sobem 3% no segundo trimestre de 2021

Dados da Salesforce mostram que se registou um crescimento global do comércio digital, impulsionado pelo aumento do tráfego online. Menos boa é a notícia de que o gasto médio dos consumidores cai 5%.

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A informação foi partilhada pela empresa de Customer Relationship Management (CRM) no Q2 Shopping Index que avalia o comportamento dos consumidores e dos lojistas no mundo digital no segundo trimestre de 2021.

Segundo os dados, o comércio online consolida crescimento com receitas digitais globais a aumentarem 3% face ao segundo semestre de 2020, período marcado por um acentuado crescimento devido a medidas de confinamento decretadas pelos governos.

Com dados recolhidos de mais de mil milhões de compradores no segundo trimestre de 2021, e fazendo uma comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento global na indústria do comércio digital tem sido impulsionado pela pandemia e os bloqueios resultantes do confinamento.

Ao contrário dos primeiros três meses deste ano, a média de gasto online dos consumidores decresceu (-5%) apesar do aumento de tráfego online, mas ainda assim o trimestre fechou a crescer face ao período homólogo que tinha assistido a um aumento de 75%, impulsionado pela medidas de confinamento devido à pandemia, que obrigaram ao fecho de grande parte do retalho físico.

Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal, explica que “O segundo trimestre de 2020 foi fortemente marcado pelas medidas de confinamento na tentativa de travar a pandemia causada pelo novo coronavírus, o que demonstrou um enorme salto do comércio digital superior a 70%".

Para o executivo estamos a entrar agora num momento diferente. "temos de olhar para este crescimento de 3% partindo da base de um enorme crescimento passado, ou seja, como uma continuação e consolidação da importância do online nas vendas de todo o comércio.”

O estudo mostra ainda que as categorias com mais crescimento online são os artigos de luxo (43%), malas de viagem (22%) e malas de senhora de luxo (17%).

Em queda estão as categorias de Produtos de Beleza e Cabelo (-36%), Comida e Bebidas (-21%) e Beleza e Maquilhagem (-19%).

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