ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  eMedia  07 jan 2022

4,5 milhões de portugueses ouvem música online. YouTube é a plataforma preferida

A maioria dos residentes no Continente com 15 e mais anos ouve música online, revelam os resultados de 2021 do Bareme Internet, da Marktest. O YouTube é a plataforma mais utilizada, seguida do Spotify.

content image article

O estudo Bareme Internet 2021, da Marktest, quantifica em 4 milhões e 453 mil o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmaram ouvir música online (referência: fizeram-no nos últimos 30 dias), um número que representa 52% do universo em análise.

Este hábito apresenta valores heterógenos nas diferentes variáveis demográficas, sendo as diferenças mais acentuadas nos grupos etários. Enquanto ouvir música online (últimos 30 dias) é prática de 92,8% dos jovens dos 15 aos 24 anos, entre os mais idosos (indivíduos com mais de 64 anos) não ultrapassa os 9,1%.

Por classe social também ocorrem diferenças assinaláveis. As classes mais elevadas são as que mais referem ouvir música online, com destaque para a classe Alta (83,3%). Já na classe Baixa esse valor é de 19,7%.

Os dados do Bareme Internet revelam ainda que o YouTube é a plataforma mais utilizada para ouvir música online, indicada por 44,2% dos inquiridos, a que se segue o Spotify, referido por 21,4%.

A análise realizada teve como base os resultados de 2021 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Newsletter