ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  27 set 2022

70% dos portugueses têm intenção de comprar na época de compras que se aproxima  

Um novo estudo em Portugal revela tendências de retalho para a grande época de compras, que será ainda marcada por alguma incerteza devido à inflação e por um Campeonato do Mundo de futebol durante este período.

content image article

Sete em cada 10 portugueses contam fazer compras somente online ou tanto em lojas físicas como online na época de compras que começa com o Dia de Compras na Internet, no dia 21 de outubro, e se prolonga até o fim do ano. Essa é uma das conclusões do Google Consumer Survey Portugal realizado no passado mês de junho. A época de compras de 2022 conta, ainda, com a realização de um Campeonato do Mundo de Futebol e com alguma incerteza associada à inflação.

O Google Consumer Survey Portugal mostra também que o peso do digital como fonte de inspiração continua a aumentar, com 59% dos utilizadores portugueses a revelarem que procuram informações em canais digitais no processo de compra. E outra tendência a ter em conta é que se verifica entre os portugueses uma menor lealdade a marcas já que as pesquisas genéricas em Portugal crescem mais rápido do que as pesquisas por marca.

Estes resultados estão em linha com dados do International Passport e Eurostat, via eCommerce Europe, que já apontava para um crescimento consistente e consolidado dos compradores digitais em Portugal – em 2022, deverá chegar aos 67% face aos 62% do ano passado e com os 51% há 10 anos. No fim do ano, prevê-se que o e-commerce represente 8% das vendas de retalho no país – um valor ainda abaixo de países como a Espanha, com estimativa de 12%, e o Reino Unido, que lidera a lista dos países na Europa, com 30%.

Tendências de compra em momentos incertos

Na pesquisa, de acordo com dados do Google Trends, as pessoas estão a pesquisar mais sobre “euribor” e “inflação”. No caso dos dois termos é possível ver um aumento no interesse por esses temas em comparação com anos anteriores.

Por outro lado, as pesquisas por “pequenos luxos” continuam a ter interesse. Termos como “vestido de festa”, “corte de cabelo”, “melhor bronzeador”, “pacote viagens”, “maquilhagem festival” cresceram mais de 50% nas categorias de viagem & beleza nos últimos três meses em Portugal. Outra tendência significativa foi o interesse por “cartão de crédito”.

Newsletter