ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  27 dez 2022

Acesso à internet mantém tendências entre os portugueses com mobile a crescer

Em 2022 o acesso regular à internet mantém um crescimento ligeiro, com um aumento de dois pontos percentuais face ao ano passado. Chega agora a 78% dos residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos.

content image article

Os dados são da Marktest e apontam para um ligeiro aumento de utilizadores em todas as principais plataformas, com exceção do tablet, que desce dois pontos, ao longo dos últimos 12 meses. Destaca-se o crescimento do telefone móvel, que cresce quatro pontos percentuais relativamente a 2021.

Sendo o crescimento no mobile superior ao crescimento médio do conjunto das plataformas, tal implica que parte desse crescimento vem de pessoas que já tinham acesso regular à internet por outras plataformas, o que por sua vez origina um aumento do número médio de diferentes plataformas de acesso, por parte dos portugueses.

Em termos de evolução do tráfego, observou-se que o mobile aumentou a liderança. Na análise do volume bruto de pageviews servidos para território nacional (dados auditados), o mobile continua em crescimento representando, em julho deste ano, três quartos das pageviews auditadas (73%), para um quarto em PC.

Mantém-se, assim a tendência relativamente estável de crescimento da quota de mobile, que era minoritária em setembro de 2017 (42%) e se equiparou à quota de PC em 2019, mantendo o seu crescimento continuado.

No que respeita à análise sociodemográfica - considerando a variáveis sexo, idade e classe social - da cobertura por plataformas, observou-se um crescimento nas franjas.

Relativamente aos dados multiplataforma, muitos dos segmentos demográficos apresentavam já uma cobertura quase total, em 2021. Assim, os crescimentos detetados para 2022, são naturalmente mais expressivos nos segmentos com menor cobertura anterior. São os casos das faixas etárias mais velhas, onde estão os maiores aumentos - segmentos 45-54 anos (+6 p.p.) e 65+ anos (+4 p.p.) e das classes mais baixas, especialmente a D.

A liderança do crescimento, conseguida pela plataforma mobile, ocorre em praticamente todos os segmentos sociodemográficos.

Alguns segmentos populacionais já estão em níveis quase plenos de acesso à internet. São os casos dos portugueses com idades abaixo dos 44 anos e das classes A e B.

Outro ponto importante a salientar é o aumento da sobreposição de plataformas. Há um ano a percentagem de pessoas com acesso à internet por uma única plataforma - independentemente de ser PC, smartphone ou tablet - era de 23%, tendo esse segmento, entretanto, uma ligeira redução de dois p.p., correspondendo agora apenas a 21%. Mantém, assim a tendência de descida dos últimos anos.

O acesso por duas plataformas apresenta agora um crescimento relevante, com mais cinco p.p. Em contrabalanço, regista-se uma diminuição do número de pessoas a aceder à web por três plataformas, que passa agora a representar 19%.

 

Newsletter