ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  04 ago 2022

Economia Digital permanece como peça essencial no desenvolvimento económico

A economia digital vai continuar a ser um dos principais motores do desenvolvimento económico de Portugal, aponta um novo estudo.

content image article

Num contexto de elevada incerteza, as projeções de crescimento para os próximos dois anos são mais favoráveis ​​para Portugal do que para a média dos países da zona euro. Os dados são do relatório Attractiveness Survey Portugal, da Ernst & Young, que também antecipa a possibilidade de empresas e administração pública terem de enfrentar um contexto complexo marcado pela subida da inflação e das taxas de juros.

Apesar dos desafios dos últimos tempos, Portugal acolheu 200 Projetos de Investimento Estrangeiro Direto (IDE) em 2021, que impulsionaram a criação de mais de 28.000 postos de trabalho e classificaram o país na oitava posição entre as economias europeias mais atraentes para investimento. Segundo o relatório, Portugal já responde por 3,4% dos projetos IDE na Europa.

A área de software e serviços informáticos representou 65 novos investimentos estrangeiros - cerca de 33% dos 200 projetos de IDE anunciados.

A economia digital continua a ser um setor onde os investidores colocam alta expectativas, com 52% a acreditarem que é o driver mais importante da economia portuguesa. As tecnologias limpas e renováveis ​​e o setor imobiliário também são vistos como potenciais motores de crescimento para Portugal.

A estabilidade social e a qualidade de vida são fatores que diferenciam a atratividade de Portugal, aponta a EY. O ecossistema de talentos e a perceção de Portugal como modelo de sustentabilidade reforçam a resiliência do país aos olhos dos investidores.

Reunindo o conjunto certo de talentos e continuando a progredir no sentido de ser um país líder na Europa em inovação e sustentabilidade podem ser vantagens-chave num cenário cada vez mais competitivo”.

O foco no desenvolvimento de políticas públicas que respondam a necessidades de áreas emergentes e a aposta na inovação são o caminho para aumentar a atratividade de investimento do país, defende a EY. A simplificação do sistema tributário também abriria caminho ao investimento, destaca o relatório.

Para a EY, Portugal tem demonstrado resiliência no que respeita à conjuntura económica que desafia o mundo e a Europa nos últimos anos. “Esta resiliência revela uma oportunidade única para desenvolver condições que aumentará ainda mais a atratividade e que pode capitalizar a perceção real dos investidores”.

A proatividade num mar de incertezas é o caminho a seguir, “para evitar surpresas pelo caminho”, aponta a consultora, sublinhando que a busca por zonas de conforto para o investimento nunca foi tão importante como hoje em dia.

Newsletter