ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  Atualidade  09 jun 2022

Estudo revela barreiras às iniciativas de sustentabilidade das empresas

Entre os problemas apontados estão a falta de comunicação e compromisso por parte dos executivos, o uso ineficaz de dados, tecnologias em silos que não partilham processos ou informação e, ainda, a insuficiência de colaboração e parcerias entre empresas e indústrias.

content image article

Um novo estudo realizado pela SAP SE, em conjunto com a Oxford Economics, revela uma grande desconexão entre os planos de sustentabilidade e as medidas postas em prática pela maioria das empresas.

Entre os problemas mais comuns estão a falta de comunicação e compromisso por parte dos executivos, o uso ineficaz de dados, tecnologias em silos que não partilham processos ou informação e, ainda, a insuficiência de colaboração e parcerias entre empresas e indústrias.

Embora o valor das iniciativas de sustentabilidade não esteja a ser percebido de forma generalizada, o estudo mostra que os argumentos empresariais a favor destas são bem compreendidos.

Os gestores manifestaram vontade de que as suas organizações se tornem mais sustentáveis, referindo a eficiência (58%), a melhoria da reputação da marca (46%) e a satisfação das necessidades dos clientes (44%), como os principais benefícios de negócio para os esforços de sustentabilidade. No geral, 63% dos responsáveis inquiridos indicaram que a sua empresa conta já com um plano formal de sustentabilidade.

A maioria das organizações que respondeu ao inquérito descreveu como vagamente definidos os compromissos de sustentabilidade e limitadas as ligações com o público interno e externo. Cerca de dois terços dos executivos, com planos de sustentabilidade em vigor, assumem que o âmbito e a visão dos planos não são eficazmente comunicados, seja no interior da organização como externamente.

Foi identificado, no entanto, um pequeno grupo de gestores – aproximadamente 9% – que adotou processos centrados na sustentabilidade e que, agora, se encontra a colher os respetivos benefícios. Estes "líderes em sustentabilidade" definem-se pela sua capacidade de estabelecer expectativas claras ao nível estratégico, pela aplicação do poder transformador da tecnologia e da gestão de dados e pelo compromisso com públicos relevantes, como colaboradores, parceiros da cadeia de abastecimento e decisores políticos.

A partir dos dados reunidos pela Oxford Economics e pela SAP é possível obter uma imagem ampla dos esforços de sustentabilidade das empresas. A partir das respostas surgem desafios-chave, em que as empresas podem concentrar-se para melhoria dos seus resultados de sustentabilidade e, dessa forma, passarem à categoria de "Líderes". Os esforços para fazer face a estas preocupações dividem-se em cinco áreas fundamentais: começar com apoio executivo; conduzir comunicações claras e consistentes; integrar processos, tecnologias e dados; ampliar as práticas sustentáveis a clientes, parceiros e fornecedores; e compreender os dados.

Leia o estudo completo.

 

Newsletter