ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
eCommerce  Digital Advertising  07 jun 2022

Google lança nova certificação profissional em marketing e ecommerce

A mais recente oferta de formação da Google dá competências em marketing digital e comércio eletrónico, abrangendo áreas como encontrar clientes, construir uma loja online, medição e análise e como aumentar a fidelização do cliente.

content image article

Além dos cursos já disponíveis, a Google vai lançar uma nova certificação em Marketing & E-commerce, destinada a capacitar pessoas e as pequenas empresas a crescerem nos negócios online.

O curso pretende dar competências em marketing digital e comércio eletrónico, abrangendo áreas como encontrar clientes, construir uma loja online, medição e análise e como aumentar a fidelização do cliente.

A nova certificação vem juntar-se aos quatro já existentes, a saber Apoio Técnico de Tecnologias de Informação, Gestão de Projetos, Análise de Dados e Design da Experiência do Utilizador.

A Google anunciou igualmente a disponibilização de três mil novas bolsas para realizar os seus cursos de formação online, em parceria com a APDC - Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As formações integram-se na iniciativa dos Certificados Profissionais da Google, um compromisso da Google dirigido a pessoas desempregadas e que visa reforçar a empregabilidade dos portugueses e o desenvolvimento de competências digitais.

A parceria com a APDC e o IEFP iniciou-se no ano passado, com três mil bolsas de formação para a realização de um dos cursos que fazem parte dos Certificados Profissionais da Google. Face à forte procura, a Google aumentou o número de certificações para seis mil.

O curso é dividido por módulos e, em 2021, cerca de 5 mil portugueses concluíram pelo menos um dos módulos.

Os Certificados Profissionais da Google foram criados por serem áreas que, geralmente, não requerem um diploma de formação superior, possibilitam uma remuneração acima da média e são alvo de uma crescente procura pelas empresas.

Para os candidatos, não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia. São cursos ministrados online, através da plataforma Coursera, o que permite que a aprendizagem seja adaptada ao ritmo de cada candidato.

Os Certificados Profissionais da Google fazem parte dos programas do  Grow with Google, que tem vindo a desenvolver programas para promover as competências digitais essenciais para a economia digital, e que são necessárias a qualquer profissional ou empresa, seja ela PME ou grande empresa.

O Atelier Digital, também um programa Grow with Google, já formou mais de 150 mil portugueses em competências digitais. Durante o primeiro confinamento, o número de pessoas formadas online só pelo Atelier Digital triplicou em Portugal.

De acordo com um estudo da Google e da McKinsey, sobre o impacto da automação até 2030, serão necessários até 6 milhões de trabalhadores na Europa e mais de 90 milhões poderão precisar desenvolver novas competências.

Newsletter