ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  03 jun 2022

Mercado ibérico de software empresarial com previsões de crescimento acima dos 30%

O mercado ibérico deverá crescer para os 1.100 milhões de euros até 2026, indica um novo estudo que também aponta que os gestores estão cada vez mais conscientes das vantagens das soluções baseadas na cloud.

content image article

O mercado ibérico de software empresarial deverá crescer 33% nos próximos cinco anos, evoluindo dos atuais 825 milhões de euros em Portugal e Espanha para, aproximadamente, 1.100 milhões de euros em 2026.

As previsões constam do relatório “Software de gestão cloud: uma oportunidade para o setor empresarial”, do Grupo Primavera, e revelam também que o mercado ibérico de tecnologias cloud de apoio à gestão tem pela frente um potencial de crescimento na ordem dos 300 milhões de euros, 50 milhões de euros referentes ao mercado português e 250 milhões de euros em Espanha.

O estudo teve por base a taxa de adoção de tecnologias cloud em 2019 no mercado ibérico, que era de apenas 55% em Espanha e 45% em Portugal, face aos 75% registados nos restantes países europeus.

 A par da atual dinâmica de adoção de tecnologia e das necessidades digitais oriundas dos requisitos regulamentares fiscais e laborais, espera-se que a adoção de soluções de gestão empresarial baseadas na nuvem continue a registar as taxas de crescimento anual de dois dígitos (21% para Portugal e 17% para Espanha) como ocorreu nos últimos quatro anos.

 O relatório revela também que o tecido empresarial está consciente das vantagens das soluções (cloud-based): 46% das empresas consultadas consideram que os serviços baseados na nuvem permitem poupança de recursos comparativamente com a utilização de soluções instaladas; 39% defende que são mais fáceis de atualizar; 36% alega que  reduzem os custos operacionais e 32% menciona que as soluções de gestão cloud facilitam o trabalho à distância em comparação com o software instalado localmente no modelo tradicional.

O estudo teve como base de incidência as mais de 165.000 empresas clientes do Grupo Primavera, numa amostra que abrangeu todos os setores de atividade e empresas de várias dimensões.

Newsletter