ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  14 jan 2022

Natal de 2021 com vendas mundiais recorde no ecommerce

Em termos globais, os consumidores gastaram 1,14 biliões de dólares online durante a época de Natal, num crescimento de 3,6% face ao ano anterior.

content image article

Os consumidores começaram a fazer as compras de Natal mais cedo este ano que passou, evitando congestionamentos logísticos, atrasos na entrega e produtos com falta de stock, sendo que 30% das vendas natalícias terminaram no dia 22 de novembro, de acordo com o 2021 Holiday Shopping Insights.

Os resultados do relatório da Salesforce revelam também que a Cyber Week foi responsável por 23% das vendas, menos um ponto percentual do que os 24% registados em 2020. À medida que os consumidores deixaram passar as datas com descontos nos envios e começaram a crescer as preocupações com as novas variantes de COVID-19, 23% das vendas digitais foram feitas entre 18 e 31 de dezembro. As lojas que permitiram levantamento de produtos em loja ou em locais de recolha captaram 62% destas vendas.

Os consumidores mudaram as suas tendências de compras nesta época natalícia, passando daquilo que precisam para aquilo que querem. As malas e carteiras de luxo tiveram o maior crescimento global em vendas online, na ordem dos 45%. Por outro lado, a categoria de mobiliário ocupou o segundo lugar, com um crescimento de 34%.

Ao longo da época festiva de 2021, 4% das vendas digitais num dispositivo móvel foram feitas através de uma app de rede social e 10% do tráfego mobile teve origem em pesquisas efetuadas em redes sociais. À medida que os operadores de retalho dão os primeiros passos no metaverso, torna-se claro que os consumidores estão prontos para continuarem a comprar em diferentes canais.

Enquanto os consumidores continuaram no digital, as lojas físicas provaram ser uma chave importante nesta temporada, com 60% das compras digitais a nível global a serem influenciadas por lojas físicas. O papel das lojas contribuiu para diminuir a fricção no digital e nos próprios pontos de contacto físicos.

Newsletter