ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  09 mai 2022

Número de empresas atingidas por ataques de ransomware é cada vez maior

Um novo estudo revela que o pagamento médio de um resgate por ransomware aumentou quase cinco vezes, para os 766.324 euros. Também são mais as empresas cujos dados foram encriptados que pagaram o resgate.

content image article

Sessenta e seis por cento das organizações inquiridas num novo estudo foram atingidas por ransomware em 2021, em comparação com 37% em 2020.

A análise é da Sophos, no estudo “State of Ransomware 2022” e revela também que O resgate médio pago pelas organizações cujos dados foram encriptados no seu ataque de ransomware mais significativo aumentou quase cinco vezes, para os 766.324€. Triplicou também a proporção de organizações que pagaram resgates de valor igual ou superior a 943.330€ (1 milhão de dólares).

Quase metade das organizações (46%) cujos dados foram encriptados pagou o resgate para os recuperar, mesmo dispondo de outros meios de recuperação, como os backups.

O estudo resume o impacto do ransomware em 5.600 organizações de média dimensão em 31 países na Europa, Américas, Ásia-Pacífico e Ásia Central, Médio Oriente e África, sendo que 965 partilharam detalhes dos seus pagamentos de ransomware.

Os dados indicam ainda que o impacto de um ataque de ransomware pode ser tremendo. Mais especificamente em 2021 o custo médio para recuperar do ataque de ransomware mais recente foi superior a 1,3 milhões de euros. A recuperação dos danos e perturbações demorou, em média, um mês.

Noventa por cento das organizações afirmaram que o ataque afetou a sua capacidade de operar e 86% das vítimas do setor privado assumiu que perdeu negócios e/ou receitas por causa do ataque.

Newsletter