ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  04 out 2022

Portugal desce no índice de competitividade digital entre mais de 60 países

Realizado pelo Institute for Management Development, o estudo avalia as economias globais tendo em conta a preparação para o futuro, o conhecimento de tecnologia e a sua aplicação para diferentes fins.

content image article

Portugal perdeu quatro posições no mais recente ranking de Competitividade Digital do IMD World Competitiveness Center, em comparação a 2021, ocupando agora o 38º lugar numa lista de 63 países.

Na edição deste ano, a Dinamarca passou a liderar como a economia global mais competitiva ao nível do digital, “trocando” com os Estados Unidos, que caíram para a segunda posição.  A Suécia assume o terceiro lugar da lista, o mesmo posto no pódio face ao ano passado.

A classificação de Portugal foi justificada pelo “agravamento da confiança empresarial em aspetos relacionados com a facilidade de recrutamento de talentos com experiência internacional e conhecimento digital, o financiamento de investimentos tecnológicos e a preparação das empresas para responder a choques externos”, é salientado no relatório.

Em contrapartida, Portugal ocupa o lugar mais alto no nível de proteção da privacidade dos utilizadores de internet garantido pela lei, um novo indicador introduzido no ranking da Competitividade Digital para este ano.

O relatório da IMD analisa e classifica as capacidades de 63 economias globais para adotar e explorar novas tecnologias digitais, que são depois utilizadas na transformação de práticas governamentais, a sua economia local e global, assim como as suas comunidades. Ao todo, as classificações têm uma base total de 54 critérios, desde os dados externos (que representam dois terços do total) e o IMD Executive Opinion Survey (que vale um terço). Estes dividem-se em três grandes pilares: preparação para o futuro, conhecimentos sobre tecnologia e aplicação dada aos mesmos.

Newsletter