ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  08 nov 2022

Portugal tem a segunda maior percentagem de mulheres inventoras na Europa

Com uma quota de 27%, Portugal tem a segunda maior percentagem de mulheres inventoras na Europa, em mais do dobro da média europeia. Já o Alentejo é líder em termos de regiões, revela um estudo do Instituto Europeu de Patentes.

content image article

Portugal tem a segunda maior percentagem de mulheres inventoras de entre os Estados-membros do Instituto Europeu de Patentes (IEP), superada apenas pela Letónia. O estudo, o primeiro do género a ser publicado pelo IEP, baseia-se na percentagem de mulheres inventoras nomeadas em todos os pedidos de patentes, entre 1978 e 2019.

Nos pedidos de patentes provenientes de Portugal e apresentados entre 2010 e 2019, 26,8% de todos os inventores são mulheres, mais do dobro da média europeia de 13,2%. De todas as regiões europeias, o Alentejo é a região com a maior percentagem de mulheres inventoras (34,9%).

O estudo salienta que embora a taxa global de mulheres inventoras na Europa tenha aumentado nas últimas décadas (de apenas 2% no final dos anos 70 para 13,2% em 2019), continua a existir desigualdade entre os sexos. A taxa de mulheres inventoras na Europa é superior à do Japão (9,5%), mas inferior à da Coreia do Sul (28,3%), da China (26,8%), e dos EUA (15,0%).

 

No ranking de países europeus membros do IEP por percentagem de mulheres inventoras (para o período 2010-2019), a Letónia é o n.º 1 com uma quota de 30,6%, e Portugal o n.º 2, seguido da Croácia (n.º 3, com 25,8%) e Espanha (n.º 4, com 23,2%). A Alemanha (10,0%), Luxemburgo (10,0%), Liechtenstein (9,6%) e Áustria (8,0%) têm as percentagens mais baixas de mulheres inventoras.

Este estudo do IEP tem como objetivo fornecer aos decisores políticos e ao público em geral informações sobre a relação entre o género e o registo de patentes na Europa. Fornece dados sobre mulheres inventoras em diferentes países, períodos de tempo, campos tecnológicos e com diferentes perfis no que respeita o requerimento de patentes.

Newsletter