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Este ano, as compras na Black Friday revelaram-se mais fracas do que em 2021, mas Portugal conseguiu contrariar a tendência, tendo sido o terceiro país europeu que mais transações realizou.
Com a inflação a subir um pouco por toda a Europa e a recessão económica na zona a Euro a fazer-se sentir, os europeus retrairam-se nas compras e o volume de transações foi menor na generalidade dos países. Os fatores económicos desfavoráveis à generalidade da Europa não demoveram os portugueses de aproveitar o período de descontos.
Comparativamente com o ano anterior, as compras na Balck Friday aumentaram 7% em Portugal. Na República Checa o aumento do volume de compras estableceu-se 27% acima do registado na semana homóloga, assim como na Turquia, onde as transações aumentaram 24%, indica a GFK.
Por sua vez, Alemanha e Itália viram o volume de transações 1% mais baixo do que em 2021. Já os países da Grã-Bretanha e a Hungria sentiram, este ano, uma diminuição de compras de menos 3%.
O estudo da GfK revela ainda quais os maiores interesses dos consumidores. Por toda a Europa, a tendência na aquisição de gadgets e material tecnológico mantém-se em crescente. A contínua aposta nos modelos de trabalho remoto e híbrido promove o interesse dos consumidores em adquirir mais eletrodomésticos, equipamentos tecnológicos e de entretenimento.
Em Portugal, durante a Black Friday, os produtos com maior aumento de vendas foram as consolas de jogos (+68% face à semana homóloga), seguindo-se as ferramentas de software (+35% face à semana homóloga). Também as máquinas de lavar roupa, tablets e máquinas de bebidas viram o seu valor de vendas aumentar em 19%, 19% e 18% respetivamente, face à semana homóloga.
O cenário é semelhante noutros países europeus. Na Alemanha, por exemplo, mini colunas de som e colunas foram os equipamentos com maior variação nas vendas em valor (+52% e +43% respetivamente, face à semana homóloga). Em França e Espanha, as colunas de som também estão no topo das listas com crescimentos acima dos 20% face à semana homóloga. Em Itália, os produtos com maior crescimento foram tablets (+44% face à semana homóloga).
O estudo Sales Tracking, da GfK Market Intelligence, comparou as vendas realizadas na Black Friday de 2021 e 2022. Na análise ao consumo deste ano, categorizou ainda os principais tipos de bens adquiridos em alguns dos principais mercados europeus.