Newsletter
Preencha com o seu email e receba as últimas novidades ACEPI.
Roupa e sapatos, eletrónica, entretenimento e produtos para crianças estão entre as categorias de produtos onde os portugueses mais vão comprar esta Black Friday.
Face à atual crise que leva ao aumento do custo de vida, não é de admirar que os portugueses antecipem ansiosamente períodos de vendas como a Black Friday, que este ano acontece no próximo dia 24 de novembro. Serão 69% os que pensam fazer compras nessa data, quando 42% terão uma ideia justa ou precisa dos produtos que vão comprar.
Os dados fazem parte do Holiday Report, realizado pela Klarna, e revelam também que a consciência financeira está patente nas respostas dos portugueses, com 47% a revelar que só vai comprar o que puder pagar e apenas 8% a afirmar que eventualmente irá gastar muito durante a Black Friday.
No que toca à compra de produtos de valor mais elevado (Eletrónica, Joalharia, Mobiliário, etc), 62% dos homens afirma que espera pela Black Friday para fazer esse tipo de compras vs. 52% das mulheres portuguesas inquiridas.
Englobando todas as categorias de produtos, são as Roupa e Sapatos (54%), Eletrónica (50%), Entretenimento (23%) e Produtos para Crianças (22%) onde os portugueses mais vão comprar esta Black Friday.
Compras online ganham terreno em várias categorias de produtos
Durante os últimos anos os hábitos de compra modificaram-se e a aquisição de produtos através do universo online tornou-se numa realidade para muitos portugueses. Isto é ainda mais verdadeiro durante períodos de vendas como a Black Friday, porque a maioria dos portugueses (77%) acreditam que é mais fácil encontrar preços mais baixos online do que offline.
Para esta Black Friday, existem duas categorias de produto em que os portugueses preferem fazer compras no ambiente de loja física: Roupas & Sapatos e Joalharia e Acessórios. Por outro lado, nas categorias de Eletrónica, Produtos para Crianças, Produtos Automóvel, Entretenimento, Produtos Eróticos, Beleza, Casa & Jardim, Desperto & Lazer, os portugueses inquiridos no estudo mostram a preferência pela aquisição online dos produtos.
Os portugueses estão entusiasmados com o Natal. Entusiasmo (47%), Felicidade (46%) e Nostalgia (41%) são os sentimentos que mais apontados pelos inquiridos em Portugal relativamente ao período de Natal que se avizinha. Entre todas as nacionalidades incluídas no estudo, Portugal está mesmo no top 3 dos países mais entusiasmados com as festividades, posicionando-se a seguir à Roménia e antes dos inquiridos da Grécia.
A maioria dos gastos nas festividades vão para os presentes (43%) e para as refeições (41%), com o aumento nos preços ao longo deste ano a terem impacto na forma como 81% dos inquiridos em Portugal planeia fazer as suas compras para a época festiva. Esse planeamento será feito através da compra de presentes ‘budget-friendly’ (69%), a redução de gastos em objetos não-essenciais (61%) e um maior planeamento do menu de festas para evitar o desperdício de alimentar (43%).