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Os analistas de mercado preveem gastos de 135 mil milhões de dólares até 2027 no chamado comércio conversacional, à medida que serviços como o WhatsApp ou o WeChat evoluem e criam disrupção.
A despesa mundial em comércio conversacional deverá chegar aos 39 mil milhões de dólares (cerca de 36,3 mil milhões de euros) já este ano. Em 2027 o mercado deverá valer 135 mil milhões de dólares (aproximadamente 126 mil milhões de euros).
As previsões são da Juniper Research e apontam também para que, nessa altura, 47% dos gastos estejam concentrados em canais over the top (OTT), como por exemplo o WhatsApp ou o WeChat.
O estudo destaca que estas “super aplicações” fornecem cada vez mais e variados serviços numa única interface, desde transações financeiras a compras, além das mensagens, levando a interações comerciais mais envolventes.
De acordo com o relatório, a região da Ásia-Pacífico será responsável por 75% do investimento total em canais de comércio conversacional em 2027, graças ao impulso de aplicações “locais” como a WeChat, LINE e KakaoTalk, que integram soluções de pagamento internas.
Os dados sugerem que a versatilidade destes serviços, que combinam recursos do WhatsApp, Twitter, PayPal e Uber, será fundamental para o desenvolvimento de um forte mercado digital, oferecendo uma experiência de utilização melhorada.
As previsões para a Europa e Estados Unidos da América apontam para um crescimento de 179% do número de utilizadores de comércio conversacional, que assim deverão alcançar os 33,4 milhões em quatro anos.
Para se aproximarem do sucesso registado na Ásia-Pacífico, as plataformas de comunicação europeias e norte-americanas devem ser capazes de suportar o aumento do tráfego de apps de mensagens OTT, bem como a capacidade de oferecer profundidade, através de serviços de valor acrescentado, sublinha-se.