Newsletter
Preencha com o seu email e receba as últimas novidades ACEPI.
As despesas em supermercados, lojas de roupa e restauração foram as que tiveram mais peso nas compras das famílias portuguesas este Natal.
As famílias portuguesas gastaram mais 10% em compras neste Natal em comparação com 2022. Além da subida da faturação total, entre os dias 1 e 20 de dezembro, o número de pagamentos com cartões nas lojas cresceu 14%.
Supermercados, moda e restauração foram os setores que mais pesaram nas contas, segundo dados da Reduniq Insights, compilados pela rede nacional de aceitação de cartões da marca Unicre, a pedido do DN/Dinheiro Vivo.
Uma análise mais detalhada, destacaram-se os dias 1, 5, 8 e 13 de dezembro, que registaram crescimentos de em 38%, 27%, 20% e 22%, respetivamente, em comparação com o igual período do ano passado.
Os setores dos hiper e supermercados (31%), da moda (12%) e da restauração (10%) foram os que mais pesaram em toda a faturação, representando mais de metade das receitas apuradas no período em causa.
No que diz respeito à variação homóloga, a restauração foi a que mais cresceu, apresentando uma subida de 18%, seguida pela hotelaria e atividades turísticas (15%), moda (12%) e retalho alimentar tradicional (10%). Não obstante a sua expressão na totalidade das contas, os hiper e supermercados conheceram uma quebra marginal de 1%.