ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  21 nov 2023

IA generativa está a ser usada sem autorização no local de trabalho

A responsabilidade não recai inteiramente sobre os colaboradores, já que perto de sete em cada dez nunca concluíram ou receberam formação sobre como utilizar a IA generativa de forma segura e ética no trabalho.

content image article

Os utilizadores de IA Generativa estão a tirar partido da tecnologia no local de trabalho, sem formação, orientação ou autorização da entidade patronal, segundo os dados do estudo “Generative AI Snapshot Research” da Salesforce.

Entre as principais conclusões, o relatório revela que mais de um quarto (28%) dos profissionais utilizam atualmente IA generativa no trabalho, muitos dos quais sem a aprovação formal dos seus empregadores. Este valor tende a subir, pois 32% dos inquiridos indica que espera vir a usar IA generativa no trabalho em breve, levando as empresas a serem pressionadas para a adoção de políticas claras.

Embora mais de metade (55%) dos utilizadores da tecnologia no local de trabalho o tenham feito com ferramentas de IA generativa não aprovadas, e 40% tenham usado ferramentas de IA generativa que a sua empresa proibiu totalmente, todos reconhecem que a utilização de programas aprovados pela empresa é a melhor forma de garantir o uso ético e seguro da IA ​​generativa.

Os utilizadores poderão estar envolvidos em atividades eticamente questionáveis ​​no trabalho, ao usar IA generativa, como por exemplo, ao fazer passar os resultados fornecidos por IA como trabalho próprio ou inflacionando as suas competências, quando 64% já passaram trabalho de IA generativa como se fosse seu; 41% dos trabalhadores consideram inflacionar as suas competências de IA generativa para garantir uma oportunidade de trabalho.

Mas a responsabilidade não recai inteiramente sobre os profissionais: cerca de sete em cada dez trabalhadores a nível global nunca concluíram ou receberam formação sobre como utilizar a IA generativa de forma segura e ética no trabalho.

Newsletter