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eCommerce  eFinance  31 mai 2023

Ifthenpay mantém expectativas altas para 2023 e prepara lançamento de novas soluções

Depois de registar um novo recorde de volume de pagamentos nos primeiros três meses de 2023, a Ifthenpay mantém expectativas de crescimento altas para o resto do ano, numa altura em que prepara o lançamento de novas soluções.

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Refletindo a resiliência do comércio eletrónico no pós-pandemia, a Ifthenpay movimentou nos primeiros três meses do ano mais de 295 milhões de euros em pagamentos, que representam um crescimento de 28%.

A subida foi “bastante acima do esperado”, sublinha Nuno Breda Co-CEO da Ifthenpay, e chegaram, inclusivamente, a serem batidos recordes de montantes processados diariamente. “Estávamos todos à espera de que o aumento das taxas de juros dos empréstimos e consequente aumento das prestações, originasse uma redução generalizada do poder compra. Na prática verificámos que esta redução real, não teve impacto no crescimento do comércio eletrónico”.

Contrariamente ao que seria expectável, 2022 acabou por ser um ano excelente, apontou o responsável. “Seria previsível um abrandamento do consumo, por todas as razões conjunturais conhecidas, inflação, incerteza da guerra, ou seja, um cenário generalizado de diminuição do poder de compra”.

Na realidade, o comércio eletrónico continuou em contraciclo, mantendo o seu crescimento consistente, notou Nuno Breda. “E com o comércio eletrónico a crescer, crescem também os pagamentos digitais da Ifthenpay”, referiu.

No primeiro trimestre deste ano, a fintech destaca o crescimento acentuado das vendas para o estrangeiro, com especial relevo para os mercados de Espanha, EUA, França, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Itália, Suíça e Brasil, o que está também em linha com a estratégia definida.

E a avaliar pelo período até março, tudo aponta para que os resultados de 2023 sejam ainda melhores do que os do ano passado, devendo ultrapassar as estimativas feitas inicialmente, considera Nuno Breda.

Para breve está o lançamento de novos produtos, nomeadamente um que pretende trazer grandes vantagens competitivas ao comércio do retalho, “introduzindo uma redução interessante aos custos dos nossos clientes nos pagamentos digitais, quando efetuados presencialmente”.

Está também previsto o lançamento de novos métodos de pagamento internacionais que vão ajudar os comerciantes a exportar.

A transição para o digital continua e a IA pode ajudar a resolver desafios nos pagamentos

O mercado português está hoje em pleno processo de transição para o digital, um pouco à semelhança do que também acontece nos restantes mercados. Sempre se destacou em muitas áreas tecnológicas e a área dos pagamentos é uma delas, considera Nuno Breda. “Basta relembrar, por exemplo, a utilização da Via Verde, aqui já com mais de 30 anos de existência. Muitos países ainda não tem um sistema de pagamentos digitais de portagens tão avançado”.

A apetência pelo digital também justifica a imunidade do crescimento do comércio às variações conjunturais recentes, acrescenta o cofundador da Ifthenpay, assim como o desempenho da própria economia, sustentada em parte pelo turismo.

Para o gestor, a área dos pagamentos tem “um desafio a cada esquina”, seja no contexto regulatório, na área da segurança ou no aparecimento de novos métodos de pagamento. “É difícil quantificar qual o maior dentro destes três desafios. Irá depender da amplitude do mesmo, no ‘timing’ em que surgir”.

Na Ifthenpay acredita-se que a Inteligência artificial trará enormes vantagens aos pagamentos digitais, sobretudo na área da segurança. Existem determinados padrões de comportamento na utilização dos pagamentos que podem ser aprendidos e categorizados, aponta Nuno Breda, facilitando a sua validação em tempo real e diminuindo utilizações eventualmente menos lícitas. “Segurança e fiabilidade são essenciais a qualquer negócio e na área dos pagamentos mais ainda”.

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