ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  21 abr 2023

Incidentes de segurança registados em 2022 afetaram 6,4 milhões de assinantes

O número de incidentes de segurança em Portugal voltou a baixar entre os assinantes de serviços de telecomunicações, mas o impacto cresceu de forma expressiva.

content image article

Em 2022, foram notificados à ANACOM pelas empresas de redes e serviços de comunicações eletrónicas 37 incidentes de segurança, menos um do que em 2022, mantendo-se a tendência de redução observada nos últimos seis anos. O impacto, no entanto, foi muito assinalável, e traduziu-se num aumento muito expressivo em relação a 2021, afetando cerca de 6,4 milhões de assinantes.

Dos 37 incidentes reportados, um teve enorme impacto nas redes e serviços de um dos principais operadores de comunicações em Portugal, resultado de um ciberataque à sua rede core.

Este incidente, ocorrido em fevereiro, de abrangência nacional e que mereceu uma ampla cobertura mediática, afetou os serviços de comunicações fixas e móveis. Considerando a probabilidade crescente de ocorrência de tentativas de ataque desta natureza a redes e serviços de comunicações, é da maior importância que as entidades continuem a trabalhar na adoção de medidas preventivas e de mitigação, de uma forma coordenada.

Durante o ano, verificou-se uma distribuição quase uniforme do número de incidentes notificados à ANACOM. A região do litoral Oeste de Portugal continental foi a que registou um maior número de incidentes nas redes e serviços de comunicações eletrónicas. A duração média anual dos incidentes de segurança foi de 16 horas.

A causa “Acidente ou fenómeno natural” esteve na origem da maior parte das notificações recebidas pela ANACOM em 2022. As causas “Manutenção ou falha de hardware ou de software” e “Falha no fornecimento de bens ou serviços por terceiro”, em segundo e terceiro lugar, respetivamente, representam mais de metade do total dos incidentes de segurança notificados (56%), nomeadamente devido a causas associadas a falhas de energia, cortes de cabos de fibra ótica, avarias de sistemas/equipamentos e cortes de serviço programados para trabalhos de conservação.

Newsletter