ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Comércio Digital  15 mar 2023

Número de pagamentos cresce no último ano com online em destaque

Assinalando o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a SIBS divulgou alguns dados de caracterização dos consumidores e do consumo em Portugal.

content image article

O número pagamentos registou um crescimento de 30% no período de março de 2022 a fevereiro de 2023, face ao período homólogo. O valor médio por compra rondou os 36,2€, semelhante ao registado anteriormente.

Os dados integram uma infografia divulgada, esta quarta-feira, pela SIBS, para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e indicam igualmente que este crescimento é superior nos pagamentos online do que nos pagamentos em lojas físicas. O crescimento em número de operações no online situou-se nos 46%, enquanto que nas lojas físicas ascendeu aos 27%.

Em relação ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, destaque para o MB WAY, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número. De destacar ainda no MB WAY a operação “Pagamentos Autorizados” que registou um crescimento de 138% nos primeiros dois meses em que esteve disponível.

A infografia evidência o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4).

Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos, mas está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%), parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.

Newsletter