ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  eFinance  23 mai 2023

Phishing é a fraude com cartões mais comum em Portugal

O phishing é a fraude com cartões mais comum em Portugal, segundo o mais recente Relatório dos Sistemas de Pagamento do Banco de Portugal, que também indica que as fraudes nos pagamentos eletrónicos em 2022 foram muito reduzidas.

content image article

No último Relatório dos Sistemas de Pagamento, divulgado em abril, o Banco de Portugal refere que a maior parte das fraudes nos instrumentos de pagamento são com cartões. A fraude mais comum acontece quando o infrator faz uma ordem de pagamento após ter obtidos as credenciais de segurança do utilizador, o que é normal acontecer por mecanismos de engenharia social, como é o caso do phishing.

Este tipo de fraude aumentou em 2022, tendo sido responsável pela quase totalidade das operações fraudulentas, refere o regulador e supervisor bancário.

Os casos de fraudes que os cidadãos conhecem são habituais, com infratores a fazerem-se passar por entidades do Estado, bancos, empresas de telecomunicações, energia, entre outras instituições, mas são reduzidas quando comparadas com o volume das operações com instrumentos de pagamento, sublinha o Banco de Portugal.

De acordo com o regulador, em Portugal, os níveis de fraude na utilização dos diferentes instrumentos de pagamento eletrónicos permaneceram muito reduzidos em 2022, lê-se no relatório.

Newsletter