ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  30 nov 2023

Portugal bem posicionado no contributo para as metas da década digital na UE

Competências digitais básicas, utilização de serviços públicos online e recurso das empresas à inteligência artificial são indicadores onde Portugal apresenta valores acima da média da UE.

content image article

Os mais recentes dados do Estudo Economia e Sociedade Digital em Portugal, da ACEPI, mostram que o país apresenta vários indicadores superiores à média, prevendo-se que possa contribuir de forma significativa para as metas da Década Digital da União Europeia.

Em 2021, Portugal apresentava indicadores de competências digitais superiores à média da europa, sendo que 55% dos portugueses têm competências digitais básicas.

O país tem um desempenho particularmente bom em infraestrutura de redes fixas de elevada capacidade (cobertura de 93%, em comparação com a média da UE de 73%), bem como na utilização de banda larga fixa de pelo menos 100 Mbps (77% de lares, em comparação com 55% da média da UE).

Os resultados do estudo indicam ainda que 81% dos utilizadores de Internet, utilizam serviços públicos digitais, valor acima da média da União Europeia.

Em termos de digitalização dos negócios, 70% das PME têm pelo menos um nível básico de intensidade digital, a par da média da europa. As empresas portuguesas que utilizam Inteligência Artificial representam 17%, mais do dobro da média da UE.

“Portugal alocou 22% dos gastos do Plano de Recuperação e Resiliência para priorizar competências digitais, transformação digital nas empresas e investimentos na administração pública”, refere-se no resumo do estudo. O país tem demonstrado um forte desempenho em infraestruturas de conectividade e está também a concentrar esforços na requalificação da força de trabalho e no investimento em competências digitais, e por isso no caminho para contribuir “de forma significativa” para as metas da Década Digital da União Europeia.

O estudo anual da ACEPI sobre a economia digital é feito em colaboração estreita com a IDC e em parceria com o .PT desde 2009 e continua a desempenhar um papel importante na análise e promoção do panorama digital em Portugal. “Este trabalho não é apenas um repositório de dados, mas uma ferramenta estratégica que oferece uma visão detalhada e comparativa com a União Europeia, fornecendo projeções muito relevantes para os próximos 3 a 5 anos”, refere Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI.

O estudo está disponível num relatório completo de 95 páginas, apresentação gráfica e numa versão online, disponível em www.digitalemportugal.pt.

Newsletter