ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Comércio Digital  eCommerce  07 nov 2023

Programa ACELERAR O NORTE quer incentivar digitalização das empresas no Norte de Portugal

Centrado nos setores de comércio, serviços pessoais, restauração e áreas afins, o Programa ACELERAR O NORTE destina-se a micro e pequenas e médias empresas do Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

content image article

Está em curso o programa ACELERAR O NORTE, uma iniciativa inovadora destinada a apoiar a região Norte de Portugal na sua jornada de transformação digital.

O projeto foi apresentado durante o Portugal Digital Summit’23, que decorreu na Exponor, e junta a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Associação Empresarial de Portugal, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, além da ACEPI.

Apresentado durante o Portugal Digital Summit’23, o ACELERAR O NORTE nasce com o objetivo de apoiar os empresários dos sectores do comércio, serviços pessoais, restauração e áreas similares a capacitarem os seus negócios para a economia digital.

A iniciativa destina-se a micro, pequenas e médias empresas localizadas nas oito sub-regiões do Norte de Portugal, que incluem o Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes.

Prevê a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital na região, que oferecerão ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio para a contratação de serviços digitais e capacitação.

No total, o ACELERAR O NORTE deverá apoiar 10.750 empresas, contribuindo para a mudança de mentalidade empresarial e facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais. Isso possibilitará a atração de novos clientes, o aumento das vendas e a simplificação dos processos para estimular o crescimento dos negócios.

Para acelerar a jornada digital das empresas, disponibiliza ferramentas que avaliam o nível de maturidade digital dos negócios, apoio na elaboração de Planos de Transição Digital e vouchers de até 2.000€ para acesso a Serviços de Transição Digital, através do Catálogo de Serviços para a Transição Digital.

O projeto abrange empresas com diferentes níveis de maturidade digital que desejem iniciar ou melhorar sua estratégia. Os critérios de elegibilidade incluem ser uma Micro ou PME dos setores de comércio, serviços pessoais, restauração e similares na região Norte de Portugal, com atividades principais enquadráveis nos CAEs: 45, 46, 47, 56, 79, 95 e 96.

Empresas que não respondam a esses critérios podem fazer um pedido de adesão ao projeto e aceder a informação técnica fornecida pela rede de Aceleradoras de Comércio Digital, além de participar em eventos, workshops e outras iniciativas de capacitação promovidas no âmbito do projeto, embora fiquem excluídas dos vouchers.

O ACELERAR O NORTE é um projeto desenvolvido pelo Consórcio Aceleradoras Norte, liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e copromovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação da Economia Digital (ACEPI).

É financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e NextGeneration EU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.

Newsletter