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Estudos  eCommerce  23 mar 2023

Recomendações e informação no site entre os fatores que mais influenciam compras online

A “Recomendação de amigos ou familiares” e as “Informações no site da marca” são os fatores de influência mais valorizados pelos portugueses nas compras online.

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Os portugueses que têm o hábito de fazer compras online são mais influenciados nas suas escolhas pelas opiniões de amigos e familiares, do que pela publicidade em redes sociais ou por publicações de famosos e influenciadores, de acordo com os dados da segunda vaga de 2022 do Barómetro e-Commerce, da Marktest.

O estudo revela que a “Recomendação de amigos ou familiares” é o fator de influência nas compras online mais valorizado pelos inquiridos, com um peso médio de 3,7, numa avaliação de 0 a 5.

Entre os fatores de influência avaliados neste estudo, apenas mais um fator apresenta um peso médio superior a 3: as “Informações no site da marca” ocupam o segundo lugar nas variáveis que influenciam a compra online, com uma avaliação de 3,4.

Entre as restantes opções, a “Publicidade em redes sociais” surge apenas na quarta posição, atrás das “Newsletters/emails promocionais”, sendo ainda de destacar o facto de os “Influenciadores Digitais” e a “Opinião de Famosos” serem os fatores de influência menos valorizados para a compra online, com pesos médios de 2,2 e 1,9, respetivamente.

No que respeita aos produtos efetivamente comprados - independentemente dos fatores que influenciaram, ou não, essas escolhas - o vestuário, calçado e moda continuam a ser os mais adquiridos por via digital: 66,7% dos portugueses que compram online dizem comprar este tipo de produtos.

Nas posições seguintes deste ranking surgem as viagens, alojamentos para férias ou fins de semana, adquiridos em suportes digitais por 51,5% dos portugueses que habitualmente fazem compras online, e os livros, com 48,2% de referências.

O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6.000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15 e mais anos.

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