ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  eFinance  31 mar 2023

Resultados sobre a aplicação e o impacto da PSD2 destacados em estudo

Apresentado recentemente, o estudo foi realizado como uma forma de contributo, analisando se os objetivos identificados na avaliação de impacto da Comissão Europeia para a revisão da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2) estão a ser cumpridos.

content image article

Os objetivos definidos inicialmente na Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2, na sigla original) continuam, na sua grande maioria, atuais. Os desenvolvimentos futuros previstos para o mercado podem, inclusive, reforçar a importância da revisão de que a legislação foi alvo.

As conclusões fazem parte de um estudo apresentado recentemente, que analisa as principais tendências do mercado de pagamentos e o desempenho da PSD2 em termos de relevância, eficácia, eficiência, entre outros.

A relevância da PSD2 à luz da evolução do mercado está demonstrada. As necessidades que marcaram o início da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento continuam, na sua grande maioria, atuais. A única exceção é a necessidade de harmonizar as tarifas praticadas entre os Estados-membros, que foi amplamente alcançada em resultado da proibição de sobretaxas.

Os desenvolvimentos contínuos do mercado confirmam a relevância de vários objetivos da PSD2. Por exemplo, uma concorrência mais eficaz continua a ser importante tendo em conta a (contínua) limitada taxa de penetração de soluções de pagamento inovadoras e a fragmentação do mercado europeu de pagamentos. Outros exemplos incluem a necessidade de maior harmonização das práticas de licenciamento e supervisão e maior proteção do consumidor. As divergências nas práticas de supervisão, bem como a evolução das fraudes também confirmam a relevância dos aspetos que a PSD2 garante.

Os futuros desenvolvimentos políticos também afetam as questões em torno da concorrência, fragmentação, autonomia e resiliência do mercado europeu de pagamentos. O relatório aponta como potenciais a criação de uma solução de pagamentos pan-europeia e a adoção de pagamentos instantâneos. Caso se concretizassem com sucesso, reduziriam as necessidades de mais concorrência, menos fragmentação e mais autonomia e resiliência no mercado europeu de pagamentos.

Evolução esperada das necessidades

Desenvolvimentos futuros no mercado de pagamentos podem impactar os objetivos da PSD2. Por exemplo, a introdução do euro digital ou a adoção de criptoativos como forma comum de pagamento podem aumentar a concorrência e diminuir a fragmentação no mercado europeu de pagamentos.

Podem vir a ser afetadas de forma semelhante outras necessidades, como uma maior proteção do consumidor ou um mercado de pagamentos europeu mais autónomo e resiliente. A adoção de criptoativos como método de pagamento pode levar aumentar a importância de proteger o consumidor, pois são ativos complexos de entender. O relatório aponta para que a adoção de um euro digital torne o mercado europeu de pagamentos mais autónomo e resiliente.

As conclusões do relatório demonstram que houve progresso no cumprimento dos objetivos da PSD2, embora os problemas na implementação signifiquem que esses objetivos não foram totalmente alcançados e que os atores do mercado enfrentaram algumas dificuldades em operar no novo ambiente legislativo.

Em comparação com a legislação anterior, a PSD2 foi um grande avanço para a indústria de pagamentos e trouxe vantagens importantes. Por exemplo, permitiu uma maior concorrência e inovação à medida que novos negócios e modelos entraram no mercado”, pode ler-se.

Também forneceu as bases legislativas e regulatórias para o Open Banking, melhorou a segurança das transações de pagamento através de implementação da autenticação forte do cliente (SCA) e facilitou a adoção de meios eletrónicos de pagamento na UE.

Newsletter