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Estudos  Atualidade  20 set 2023

Só 20% dos consumidores portugueses sabem identificar fraudes online

Dados de um estudo recente sugerem que os consumidores em Portugal estão cada vez mais expostos a fraudes e burlas. E poucos sabem identificá-las.

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Apenas dois em cada dez consumidores em Portugal sentem extrema confiança na sua capacidade de detetar e evitar uma fraude e quase dois terços confessam que não têm a certeza do que seria necessário fazer caso se vissem numa situação destas. Além disso, 14% indicam que provavelmente não conseguiriam detetar todos os sinais de um anúncio falso nas redes sociais.

Os dados são de um estudo encomendado pela Revolut e realizado pela Dynata e indicam igualmente que 86% dos consumidores inquiridos aperceberam-se do aumento das fraudes online, com 35% a admitirem ter sido vítimas de burla no último ano e 37% conhecem alguém que tenha sido.

Quando questionados sobre os canais ou ambientes onde se sentem mais vulneráveis, os portugueses assinalaram sobretudo os SMS fraudulentos (57%), as compras online (56%) e os anúncios falsos em redes sociais (42%).

Por outro lado, as apps e sites de encontros só foram apontados como a principal fonte de preocupação para 6% dos inquiridos, embora esta percentagem tenha subido para 12% nos inquiridos entre os 18 e os 24 anos.

De acordo com os dados mais recentes da GATA (Global Anti-Fraud Alliance), em 2021, mais de 50 mil milhões de euros foram perdidos em todo o mundo devido a fraudes. Em Portugal, os dados do Portal da Queixa mostram que as queixas relativas a burlas online aumentaram 43% este ano, entre janeiro e abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, cita a Revolut em comunicado.

Apesar da presença generalizada da fraude, os consumidores ainda não sabem como se podem proteger das burlas. O relatório mostra também que os portugueses consideram que a educação é fundamental para lidar com fraudes e burlas: 96% dos inquiridos confirmam que se sentiriam mais preparados para evitar e/ou lidar com burlas se tivessem a formação adequada.

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