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eMedia  Digital Advertising  13 fev 2024

28% da publicidade feita por influenciadores nas redes sociais não cumpre a lei 

Vinte e oito por cento das mensagens publicitárias partilhadas por influencers em Portugal na rede social Instagram não identificam a relação comercial com a marca publicitada, segundo dados da Direção-Geral do Consumidor.

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Em 366 mensagens de 20 influenciadores, analisadas pela Direção-Geral do Consumidor na rede social Instagram, 102 (ou 28%) não identificavam a relação comercial com a marca publicitada.

 Os mesmos dados mostram que num total de 137 empresas publicitadas, em 55% das empresas (76) não existia a identificação, “clara e inequívoca da relação comercial entre o influenciador e a marca publicitada”, como obriga a legislação.

Face aos resultados da análise, foram instaurados os processos de contraordenação referentes às mensagens em infração, não só relativamente aos influenciadores, como às empresas publicitadas sem essa identificação, anuncia a Direção-Geral do Consumidor em comunicado.

Os principais setores de atividade abrangidos foram os cosméticos, desporto, plataformas de transportes de passageiros, eletrodomésticos, vestuário, hotéis, restauração, ginásios, joalharia, cabeleireiros, suplementos alimentares para desporto, bebidas, comunicações eletrónicas, automóveis, streaming, brinquedos, bancos, jogos, viagens e tecnologia.

“A Direção Geral do Consumidor recorda que as comunicações que envolvam conteúdos comerciais, ainda que indiretos, como a promoção de produtos ou serviços de uma marca numa publicação que gere receitas ou outros tipos de benefícios devem ser divulgados como uma atividade publicitária, seguindo as orientações da DGC constantes no Guia informativo sobre as regras e boas práticas na comunicação comercial no meio digital”.  

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