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Atualidade  eCommerce  22 ago 2024

80% das empresas de Turismo já usam IA em pelo menos uma das áreas de operação

Uma das principais razões para a integração da tecnologia de inteligência artificial pelas empresas do sector do Turismo é melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente.

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O sector do Turismo e Viagens está a desenvolver-se para um futuro onde a tecnologia vai desempenhar um papel crucial, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial (IA). Uma grande parte das empresas (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de IA nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente.

O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do sector já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias. As conclusões surgem da observação setorial do relatório Ascendant da Minsait (Indra) que, num relatório denominado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, analisou o grau de adoção em empresas privadas e instituições públicas.

De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o sector do Turismo e Viagens está a experimentar mais com a inteligência artificial é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolverem casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados.

Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do setor utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utilizam a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo.

Um dos principais benefícios da implementação de IA no setor prende-se com a otimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos.

O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver ações. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança, são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia.

O impacto da tecnologia de IA na cadeia de valor do setor do turismo é significativo. Atividades básicas como a identificação de tendências emergentes, a gestão de reservas e atividades, ou também na área do marketing têm-se transformado com a implementação de análises preditivas, sistemas de recomendação e processamento automatizado, bem como algoritmos de segmentação e chatbots capazes de personalizar as interações.

O relatório Ascendant destaca igualmente o papel da inteligência artificial na adoção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis.

O Relatório Ascendant sobre Maturidade Digital 2024 da Minsait aborda, na sua quinta edição, o contexto e o grau de adoção da inteligência artificial por parte das empresas e das administrações públicas. Para tal, foi analisada a informação facultada por mais de 900 organizações em diversos países, incluindo Portugal, provenientes de 15 setores de atividade diferentes.

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