Newsletter
Preencha com o seu email e receba as últimas novidades ACEPI.
Nos últimos quatro anos registou-se uma clara progressão na forma como os governos prestam serviços aos seus cidadãos através da Internet. O nível de desempenho global dos países da UE27 alcançou os 76 pontos em 100.
Os dados são da 21ª edição do eGovernment Benchmark report da Capgemini, que avaliou aproximadamente 15.000 serviços governamentais nos 27 Estados-Membros da UE, bem como os países da EFTA- European Free Trade Association. O estudo revela que a UE está a preparar o caminho para alcançar o objetivo do Single Digital Government, que visa simplificar e uniformizar o acesso aos serviços online, independentemente do país ou do prestador de serviços.
A análise mostra que mais de oito em cada dez (86%) serviços estão agora disponíveis online e que nos últimos quatro anos se registou uma clara progressão na forma como os governos prestam serviços aos seus cidadãos através da Internet. O nível de desempenho global dos países da UE27 alcançou os 76 pontos em 100, um aumento de cinco pontos por comparação com os resultados obtidos há dois anos.
O foco no utilizador continua a ser a principal dimensão e a mais bem classificada, com uma pontuação de 93 pontos. A melhoria mais significativa foi observada na dimensão estratégica dos serviços transfronteiriços, que passou de 59 para 66 pontos.
No entanto, 65 % dos websites ainda não cumprem os oito critérios elencados pelas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), o que significa que a acessibilidade para os utilizadores com deficiências específicas não está garantida. Por exemplo, os utilizadores com deficiência visual enfrentam barreiras de acessibilidade ao acederem aos serviços na maioria dos 27 países da União Europeia.
O eGovernment Benchmark report pode ser consultado online neste link.