ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
eFinance  Estudos  27 fev 2024

Bancos apostam em modelo mais ágil e centrado no cliente com cloud e IA

Os bancos estão a evoluir para um modelo mais ágil e centrado no cliente graças às tecnologias cloud impulsionadas pela inteligência artificial, revelam os resultados de um estudo da NTT Data.

content image article

Os bancos estão a colaborar cada vez mais com inteligência artificial e serviços cloud, motivados por vários desafios, que resultam das exigências dos consumidores, da regulamentação, dos novos intervenientes no mercado e da pressão competitiva dos avanços tecnológicos inovadores.

O estudo da NTT Data intitulado "The Digital Horizon: Banking's Shift from Mainframe to AI-Driven Cloud Infrastructure" revela que persistem os sistemas legacy, baseados em infraestruturas tradicionais. Apesar de 89% das entidades se identificarem como inovadoras, 63% ainda operam com sistemas “datados”, confirmando a persistência deste tipo de infraestruturas. Mais de 60% dos executivos bancários afirmam que a IA generativa está a facilitar decisivamente a transição das aplicações para a cloud, indicando uma fase de transformação para esta tecnologia.

Nove em cada dez executivos afirmam que as suas iniciativas relacionadas com ambas as tecnologias são apoiadas pelos seus conselhos de administração. Embora a maioria dos Bancos já esteja a integrar a inteligência artificial nas suas tecnologias, 30% ainda se encontram nas fases iniciais de adoção. Adicionalmente, 80% não dispõe de um plano estratégico para a adoção da IA generativa, o que realça a necessidade de melhorar as capacidades.

Os serviços cloud surgem como um facilitador da inovação nos processos, com 36% dos inquiridos a mencionarem a flexibilidade e a escalabilidade como fatores-chave para a migração para a cloud, indicando uma mudança nas preocupações para além dos custos.

Vinte e cinco por cento dos inquiridos também reconhecem uma tendência crescente na migração para a cloud motivada pelos avanços da IA. Isto prenuncia uma nova era em que a colaboração entre o potencial da inteligência artificial para reinterpretar o código tradicional - um dos principais desafios tecnológicos para os Bancos - e a escalabilidade da tecnologia cloud vão acelerar as iniciativas de modernização e transformação, sugerindo que a persistência tradicional dos sistemas legados está a chegar ao fim.

 

Newsletter