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A inexistência de portes de envio foi o fator decisivo para escolha de uma loja online que mais cresceu. Já os portes demasiado elevados são a principal razão de abandono da compra.
Os preços mais baixos e a entrega gratuita dos produtos são os fatores mais decisivos para a escolha das lojas digitais por parte dos portugueses que compram online. A conclusão é da mais recente edição do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, que revela também que a inexistência de portes de envios foi o fator decisivo que mais cresceu entre as duas últimas vagas deste estudo.
De acordo com as conclusões do Barómetro, no universo de 62% de portugueses que já compram online, o fator preço continua a ser o mais preponderante na definição da loja online onde compram artigos: 58% dos compradores escolhem a loja com preços mais baixos.
Mas o fator que mais subiu entre 2022 para 2023 foi “não ter portes de envio”, que cresceu 5,4 pontos percentuais e é já indicado como fator decisivo para a escolha da loja por 39,9% dos portugueses que compram online, ocupando assim a segunda posição deste ranking. O terceiro fator mais indicado pelos portugueses continua a ser a disponibilidade dos artigos, indicada por 24,8% dos inquiridos.
Refira-se também que o segundo fator que mais subiu nas duas últimas edições do estudo foi o método de pagamento utilizado, com um acréscimo de 3,5 pontos percentuais, para 21,1%. Com este crescimento, o fator relacionado com os métodos de pagamento sobe duas posições no ranking de fatores de escolha, passando do 9.º para o 7.º lugar.
Outra conclusão que parece reforçar a importância atribuída aos portes de envio pelos portugueses que compram online é o facto de os “portes demasiado elevados” serem o fator mais indicado no estudo entre as razões para o abandono da compra online, com 74,8% de referências entre quem assume o hábito de compras em ambiente digital. A “falta de confiança na loja online” e os “preços altos em comparação com a concorrência” fecham o Top3 de razões para abandono da compra online.